STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Aprender a resolver problemas relevantes para desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a cooperação. Para isso, os alunos aprendem conhecimentos das ciências, tecnologias, engenharias e matemática.
Empreendedorismo
Desenvolver competências empreendedoras por meio da vivência de atividades práticas, para construir soluções criativas a problemas e aprender sobre gestão de pessoas, marketing e educação financeira.
Linguagens (inglês)*
Ampliar repertórios das várias áreas de conhecimentos, para compreender fenômenos complexos e subsidiar os projetos de resolução de problemas da vida real. As aulas são em inglês.
*A aula será ministrada totalmente no idioma.
Artes e Mídias
Desenvolver a sensibilidade, a percepção e a criatividade por meio do fazer artístico – em múltiplas linguagens, em especial as artes visuais – e da apreciação e interpretação de obras de arte.
Projeto integrador
Aprender a identificar e resolver problemas importantes para a humanidade, de modo colaborativo, integrando diversas áreas de conhecimento. Cada grupo de alunos realiza um projeto semestral, em que constroem protótipos de solução para transformar a realidade.
Casa Rede Lius - Rua Bernardo Mascarenhas, 77, Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG
Possui mais de 38 anos de experiência, tendo liderado equipes em multinacionais como Arcelor Mittal, CST e PriceWaterhouseCoopers. Possui MBA’s e especializações pela Northwestern University, IMD Business School for Management, Universidade de Barcelona, Fucape Business School e Fundação Dom Cabral. À frente da Rede Lius desde 2014, é responsável pela sua Liderança, atuando no desenvolvimento da estratégia, governança e gestão da Instituição.
Ao longo da sua trajetória de 36 anos no Colégio Santo Agostinho, foi professor de História, supervisor pedagógico, gestor pedagógico e, desde 2016, atua como diretor institucional pedagógico. É doutor e mestre em Educação pela PUC Minas; pós-graduado em Gestão e Supervisão Escolar pela PUC Minas; pós-graduado em Supervisão e Orientação Escolar pela UEMG e pós-graduado em História do Brasil pelo UNI-BH.
Graduada em Pedagogia e pós-graduada pela PUC Minas em Orientação e Gestão Educacional. Especializada em Metodologia de Ensino pela UEMG; professora, analista de série e supervisora do Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho durante 37 anos; Fundou a empresa TOT Inovações Educacionais.
Doutorando em Educação pela USP; mestre em Educação pela UFMG; pesquisador do Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP; consultor pedagógico da Rede Lius; professor da PUC Minas; presidente do Instituto iungo; autor de livros e materiais pedagógicos.
Professor Titular Sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), é presidente da PANPBL – Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies; e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2009. Na Universidade de São Paulo é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas.
Reunimos aqui as principais respostas de dúvidas que podem surgir sobre a nossa Rede.
É um programa arrojado, ousado, que busca caminhos inovadores para redesenhar os processos de ensino/aprendizagem com o propósito de promover uma educação que prepare de fato as atuais e futuras gerações para a sociedade do século XXI e almeja o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da resolução de problemas relevantes de média e alta complexidade, de valores éticos e de competências colaborativas, comunicação e autoconhecimento. São desenvolvidas novas competências que preparam os participantes para a vida, para o campo do trabalho e dos negócios, com uma visão ampliada.
Baseia-se nas atitudes éticas, posicionamento diante dos PROBLEMAS e práticas transformadoras da vida e do mundo. Importante destacar o papel do programa de ir além da promoção de aprendizagem de conteúdos histórica e socialmente construídos, garantindo a experimentação de situações em que crianças e adolescentes são desafiados a agir, de modo ético, para contribuir efetivamente com mudanças em suas próprias vidas, em seus contextos imediatos e na sociedade de modo amplo.
A condução de todos os trabalhos tem como referência a utilização das METODOLOGIAS ATIVAS: aprendizagem baseada em problemas e por projetos, aprendizagem colaborativa, Design Thinking e Cultura Maker.
Os estudantes identificam problemas reais na cidade, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e outros temas relevantes para a humanidade. A partir daí, desenvolvem projetos, prototipando soluções concretas.
Aqui, quase tudo se constrói nas interações entre alunos, mediadores de aprendizagem e a cidade. Os projetos são coletivos. Mais complexos, mais “mundo real”!
Além disso, o programa oferece um ambiente convidativo e adequado para uma EDUCAÇÃO INOVADORA, tais como: paredes com pinturas especiais, “varal de ideias”, puffs, laboratório, mesas e carteiras móveis para trabalhos colaborativos, materiais e recursos pedagógicos de alto padrão.
Márcio Horta [CEO Rede Lius Agostinianos]
Paulo Vidal [Diretor Pedagógico Rede Lius Agostinianos]
Paulo Andrade [Consultor Pedagógico do CriAtiv]
Taís Oliveira [Coordenadora Pedagógica do CriAtiv]
Ulisses Araujo [Consultor Pedagógico do CriAtiv]
O Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, publicado em 1996, marcou o início de um conjunto de esforços pela reinvenção e ressignificação da educação, visando atender aos anseios e necessidades de uma sociedade inclusiva, ética, colaborativa, democrática, complexa e que amplia o acesso ao conhecimento. Além disso, é um programa que proporciona ao estudante desenvolver habilidades e competências que irão ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
Além das áreas de conhecimento trabalhadas pelo programa (STEM, empreendedorismo, linguagens e artes e mídias), o estudante pode utilizar o serviço de Personal Studies.
As aulas acontecem presencialmente na Casa Rede Lius, localizada no bairro Cidade Jardim, duas vezes por semana: segunda e quarta, ou terça e quinta, nos turnos da manhã ou tarde. O horário das aulas pela manhã é de 8h20 às 11h20, e à tarde de 14h às 17h.
Além das áreas de STEM, Empreendedorismo, Artes e Mídias e Linguagens (Inglês), oferecemos também o Personal Studies, que proporciona um acompanhamento de estudos personalizado do para casa. O Personal Studies é realizado das 7h30 às 8h20 no turno da manhã, e das 17h às 17h50 no turno da tarde.
O curso acontece por semestre. O estudante pode cursar quantos semestres desejar, desde que esteja dentro da faixa etária do programa (4º ao 9º ano). Para que receba o certificado, é necessário que complete quatro semestres (dois anos) do curso. A cada semestre, os estudantes trabalham na solução de problemas diferentes. É como se, a cada seis meses, ele desse uma volta em um espiral, concluindo uma etapa do curso.
Somos uma marca que carrega o nome Santo Agostinho e nasce para iluminar ainda mais os caminhos da educação. Acreditamos em uma educação humana e em um modelo no qual o educando é o protagonista.
Clique aqui e conheça mais sobre a Rede Lius Agostinianos.
Sim. O CriAtiv tem um certificado da Rede Lius Agostinianos para quem completar os quatro semestres (dois anos) do curso livre.
Para efeito de certificação do programa, cada semestre é uma unidade independente, com carga horária de 160 horas. Ao final de um ano acadêmico, os concluintes terão direito a uma certificação de 320 horas.
Uma certificação especial será fornecida para os concluintes de quatro semestres acadêmicos, que receberão, além da certificação de 720 horas, um reconhecimento pelos projetos desenvolvidos.
Esse reconhecimento inclui a concessão de um Certificado de Excelência Acadêmica e a possibilidade de produzir um Portfólio Acadêmico de Excelência pela Rede Lius.
Sim. O programa oferece descontos para alunos e irmãos de alunos do Colégio Santo Agostinho – Unidades Belo Horizonte (Santo Agostinho e Gutierrez), Nova Lima e Contagem. Os descontos não são cumulativos. Confira os percentuais abaixo:
. Desconto para irmãos de alunos: 10% de desconto na segunda matrícula.
. Desconto para alunos do Colégio Santo Agostinho: 5% de desconto.
Ao final do semestre ocorre uma apresentação do projeto/protótipo desenvolvido ao longo dos meses para uma banca avaliadora. A banca pode sugerir que o projeto tem potencial para ser levado ao mercado. Se os estudantes desejarem seguir a sugestão da banca, deverão realizar algumas etapas para viabilizar o projeto comercialmente, como: fazer a viabilidade financeira, projetar faturamento, rentabilidade, custos, entre outros.
CLIQUE AQUI e preencha o formulário de matrícula.