Assessoria de Imprensa

Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa para mais informações e agendamento de entrevistas.

Lorraine Souza

Interface Comunicação

icone email lorraine@interfacecomunicacao.com.br icone telefone (31) 3211-7505 icone whatsapp (31) 98455-8458 para WhatsApp e ligações

Dúvidas Frequentes - FAQ

Reunimos aqui as principais respostas para possíveis dúvidas sobre a Rede Lius.

A Rede Lius Agostinianos é uma marca que representa instituições que atuam de forma independente visando à formação religiosa de Freis Agostinianos, fazendo a gestão de centros educativos (unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais e Escolas Sociais Agostinianas) e desenvolvendo soluções educacionais para o segmento. Por meio de modelos atuais, inovadores e centrados no estudante, as instituições que integram a Rede Lius continuarão oferecendo uma educação que aproxima e potencializa pessoas.

A Rede Lius pertence aos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil e é composta, no momento, por três instituições:

. ANCORA – Ação da Província Nossa Senhora da Consolação e Correia, organização religiosa encarregada da gestão da vida religiosa da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil;
. SIC – Sociedade Inteligência e Coração, associação filantrópica mantenedora dos centros educativos (unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais, Escolas Sociais Agostinianas e ilAli – Centro Agostiniano em Ecologia Integral);
. Metacordis Associação Agostiniana, associação sem fins lucrativos responsável pela oferta, criação e desenvolvimento de serviços e soluções educacionais.

Por meio dessas instituições, a Rede Lius contempla, além de atividades voltadas para a formação religiosa, centros educativos e a oferta de soluções educacionais. Atualmente são:

. Centros Vocacionais Agostinianos, Fraternidades Agostinianas e Paróquias Agostinianas;
. Quatro unidades do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais (Belo Horizonte – bairros Santo Agostinho e Gutierrez Contagem e Nova Lima);
. Escolas Sociais Agostinianas (Colégio AIACOM no Rio de Janeiro, Escola Santo Agostinho em Bragança Paulista e EPSA
. Escola Profissionalizante Santo Agostinho – em Belo Horizonte);
. ilAli – Centro Agostiniano em Ecologia Integral, em Mário Campos/MG;
. E soluções educacionais, como o Campus.

A história de quase 90 anos como Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais Agostinianas sempre foi pautada pela inquietude e desejo de evoluir constantemente. Com orgulho de tudo que já foi construído e de todos os momentos de cocriação junto aos estudantes, pais e colaboradores, é hora de iniciar mais um capítulo promissor dessa trajetória. Assim, a atuação como uma rede educacional, que já acontecia, é instituída oficialmente com a marca Rede Lius Agostinianos – um passo importante para a consolidação da unicidade entre as escolas agostinianas.

Além disso, o objetivo é levar a experiência e conhecimento para outras regiões do Estado de Minas Gerais e, também, do país, impulsionando a nossa educação agostiniana com a ampliação da atuação das instituições que integram a Rede Lius, por meio de aquisições e parcerias, abertura de novas unidades do Colégio Santo Agostinho, além da oferta de soluções educacionais para crianças e jovens, bem como para o segmento da Educação.

A Rede Lius Agostinianos vai ampliar o nosso legado de excelência acadêmica e inovação em prol do ensino e aprendizagem, formação integral e valores cristãos para transformar vidas por meio de uma educação que aproxima e potencializa pessoas.

A inspiração vem do nome de Aurelius Augustinus, que é o nome de Santo Agostinho, o patrono da Ordem Religiosa Agostiniana. Além de ser uma homenagem, também faz referência à luz, ao conhecimento e à teoria da iluminação em Santo Agostinho.

Para os colaboradores do Colégio Santo Agostinho e das escolas sociais, a marca Rede Lius passa a fazer parte do seu dia a dia nas comunicações e eventos institucionais. A unidade “SIC Sede” passa a ser Rede Lius, e os colaboradores dessa unidade passam a ter um crachá Rede Lius e não mais um crachá da SIC. Nas demais unidades, nada é alterado.

A razão social SIC - Sociedade Inteligência e Coração segue existindo. No entanto, enquanto nome fantasia e representação visual, a marca da Rede Lius é que passa a nos representar institucionalmente.

A Rede Lius é um ecossistema educacional centrado no aluno que oferece educação inovadora e atual. O corpo pedagógico do Colégio Santo Agostinho, escolas sociais agostinianas e outras instituições de ensino que se juntam à Rede Lius estão envolvidos na construção do futuro da educação no Brasil. São todos protagonistas dessa história.

A SIC - Sociedade Inteligência e Coração continua sendo a razão social mantenedora das unidades do Colégio Santo Agostinho e escolas sociais agostinianas. Mas a marca e nome que representa toda a instituição é a Rede Lius. Somente a marca SIC deixa de existir.

Não. Permanece sendo dos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que também são os proprietários das instituições que integram a Rede Lius Agostinianos:
. ANCORA – Ação da Província Nossa Senhora da Consolação e Correa (organização responsável pela gestão da vida religiosa da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil);
. SIC – Sociedade Inteligência e Coração (mantenedora das unidades do Colégio Santo Agostinho, Escolas Sociais Agostinianas e Centro ilAli);
. Metacordis Associação Agostiniana (responsável pelo desenvolvimento de serviços e soluções diversas para o segmento da Educação).

Sim. O Colégio Santo Agostinho é uma instituição católica de educação que segue os valores e princípios agostinianos. O ecossistema representado pela marca Rede Lius Agostinianos também segue os mesmos preceitos e valores católicos.

O anúncio da marca Rede Lius Agostinianos não muda a rotina dos estudantes e famílias do Colégio Santo Agostinho e nem impacta no modelo educacional praticado. A comunidade escolar agostiniana vivencia um processo contínuo de inovação da escola, que vem se acentuando nos últimos anos, tanto nas suas práticas e vivências pedagógicas, tais como os programas de ensino e o modelo avaliativo, quanto na adoção de novas soluções tecnológicas educacionais como o Campus.