Programa CriAtiv

Geração que chega antes ao futuro

Conheça o nosso programa de formação educacional focado em ampliar a Criatividade, Colaboração e a Cidadania por meio do desenvolvimento de projetos reais.

Gostei, quero saber mais!

Como funciona?

Durante o contraturno escolar, o CriAtiv recebe grupos de até 15 estudantes que realizam visitas técnicas a diversos locais da cidade para identificar problemas reais e prototipar soluções para eles, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e outros temas relevantes para a humanidade.

Soluções a partir de Metodologias Ativas

Depois de escolherem os problemas que desejam transformar, os grupos de estudantes aprofundam seus conhecimentos e constroem protótipos para solucionar tais problemas, por meio de muito diálogo, decisão coletiva e participação e com a orientação próxima dos mediadores de aprendizagem. Assim, enfrentando situações de maior complexidade, desenvolvem competências importantes para a vida pessoal, familiar, social e profissional.

alunos-criativ(10) alunos-criativ(4) alunos-criativ(11) alunos-criativ(12) alunos-criativ(7) alunos-criativ(6) alunos-criativ(3) alunos-criativ(2) alunos-criativ(5)

Nossos alunos falam por nós!

Dê play e confira depoimentos incríveis de estudantes que estiveram conosco no programa piloto.

Antonela Naves

Antonela Naves

Aluna do projeto piloto fala sobre a sua experiência na criação de um programa de rádio.

Cau Bartels

Cau Bartels

Aluno do projeto piloto conta como o Programa o ajudou na identificação e resolução de problemas.

O que esperar do programa?

O CriAtiv proporciona uma experiência desafiadora e próxima do mundo real através de uma educação que vai além do comum.

Mediadores de aprendizagem com formação continuada, atualizados com as melhores práticas educacionais.

Mediadores de aprendizagem com formação continuada, atualizados com as melhores práticas educacionais.

Metodologias P2BL, TBL, Learn by Doing, Design Thinking e Cultura Maker.

Metodologias P2BL, TBL, Learn by Doing, Design Thinking e Cultura Maker.

Aprendizado importante para o futuro profissional e para a vida.

Aprendizado importante para o futuro profissional e para a vida.

Trabalho colaborativo que fortalece a atuação coletiva.

Trabalho colaborativo que fortalece a atuação coletiva.

Mais práticas, criatividade, conexão e protagonismo para os estudantes.

Mais práticas, criatividade, conexão e protagonismo para os estudantes.

Práticas de transformação da realidade fortalecendo a cidadania.

Práticas de transformação da realidade fortalecendo a cidadania.

CriAtiv: referenciado nas mais atuais práticas de educação internacional

CriAtiv: referenciado nas mais atuais práticas de educação internacional

Mais do que um programa de estudos, o CriAtiv é um curso livre de formação exclusivo da Rede Lius Agostinianos que busca ampliar a educação de estudantes do 4º ao 9º ano de Belo Horizonte e região metropolitana, com uma abordagem inovadora e uma metodologia diferenciada.

Por que fazer parte do programa?

No CriAtiv, crianças e adolescentes colocam a mão na massa para transformar o contexto local e impactar positivamente o mundo.

Cidadania <br />Ativa

Cidadania
Ativa

Nosso objetivo é formar cidadãos ativos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade e a construção de um mundo melhor.
Colaboração<br />Transformadora

Colaboração
Transformadora

Através de experiências práticas e interações colaborativas, cultivamos habilidades sociais essenciais que impulsionam o sucesso a longo prazo.
Criatividade<br />Desperta

Criatividade
Desperta

Utilizamos métodos de ensino que incentivam a mente criativa de cada aluno, estimulando o potencial único que reside dentro dele.

Conheça o currículo do nosso programa

As áreas de conhecimento trabalhadas pelo CriAtiv são projetadas para desenvolver competências e habilidades essenciais como autoconhecimento, comunicação, colaboração, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.

<p><strong>STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática</strong><br />
Aprender a resolver problemas relevantes para desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a cooperação. Para isso, os alunos aprendem conhecimentos das ciências, tecnologias, engenharias e matemática.</p>

STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Aprender a resolver problemas relevantes para desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a cooperação. Para isso, os alunos aprendem conhecimentos das ciências, tecnologias, engenharias e matemática.

<p><strong>Empreendedorismo</strong><br />
Desenvolver competências empreendedoras por meio da vivência de atividades práticas, para construir soluções criativas a problemas e aprender sobre gestão de pessoas, marketing e educação financeira.</p>

Empreendedorismo
Desenvolver competências empreendedoras por meio da vivência de atividades práticas, para construir soluções criativas a problemas e aprender sobre gestão de pessoas, marketing e educação financeira.

<p><strong>Linguagens (inglês)</strong>*<br />
Ampliar repertórios das várias áreas de conhecimentos, para compreender fenômenos complexos e subsidiar os projetos de resolução de problemas da vida real. As aulas são em inglês.</p>
<p><em>*A aula será ministrada totalmente no idioma.</em></p>

Linguagens (inglês)*
Ampliar repertórios das várias áreas de conhecimentos, para compreender fenômenos complexos e subsidiar os projetos de resolução de problemas da vida real. As aulas são em inglês.

*A aula será ministrada totalmente no idioma.

<p><strong>Artes e Mídias</strong><br />
Desenvolver a sensibilidade, a percepção e a criatividade por meio do fazer artístico – em múltiplas linguagens, em especial as artes visuais – e da apreciação e interpretação de obras de arte.</p>

Artes e Mídias
Desenvolver a sensibilidade, a percepção e a criatividade por meio do fazer artístico – em múltiplas linguagens, em especial as artes visuais – e da apreciação e interpretação de obras de arte.

<p><strong>Projeto integrador</strong><br />
Aprender a identificar e resolver problemas importantes para a humanidade, de modo colaborativo, integrando diversas áreas de conhecimento. Cada grupo de alunos realiza um projeto semestral, em que constroem protótipos de solução para transformar a realidade.</p>

Projeto integrador
Aprender a identificar e resolver problemas importantes para a humanidade, de modo colaborativo, integrando diversas áreas de conhecimento. Cada grupo de alunos realiza um projeto semestral, em que constroem protótipos de solução para transformar a realidade.

Tudo acontece na Casa Rede Lius

Nossas salas de aula oferecem infraestrutura e materiais pedagógicos para atender os alunos em seus projetos colaborativos. De laboratórios inovadores a um estúdio de podcast, cada área é um convite para explorar, crescer e descobrir.

As atividades acontecem presencialmente na Casa Rede Lius, duas vezes por semana: segunda e quarta, ou terça e quinta, nos turnos da manhã (8h20 às 11h20) ou tarde (14h às 17h).

Além disso, oferecemos o Personal Studies, que proporciona um acompanhamento de estudos personalizado do para casa. Ele acontece tanto no turno da manhã (7h30 às 8h20) quanto da tarde (17h às 17h50).

1 2 3 4 5 6 7 8

Casa Rede Lius - Rua Bernardo Mascarenhas, 77, Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG

Acreditamos no poder transformador da educação

Conheça cada um dos verdadeiros apaixonados que estão à frente da revolução educacional do CriAtiv.

Márcio Horta

Márcio Horta

CEO da Rede Lius Agostinianos

Possui mais de 38 anos de experiência, tendo liderado equipes em multinacionais como Arcelor Mittal, CST e PriceWaterhouseCoopers. Possui MBA’s e especializações pela Northwestern University, IMD Business School for Management, Universidade de Barcelona, Fucape Business School e Fundação Dom Cabral. À frente da Rede Lius desde 2014, é responsável pela sua Liderança, atuando no desenvolvimento da estratégia, governança e gestão da Instituição.

Paulo Negreiros

Paulo Negreiros

Diretor Pedagógico da Rede Lius Agostinianos

Ao longo da sua trajetória de 36 anos no Colégio Santo Agostinho, foi professor de História, supervisor pedagógico, gestor pedagógico e, desde 2016, atua como diretor institucional pedagógico. É doutor e mestre em Educação pela PUC Minas; pós-graduado em Gestão e Supervisão Escolar pela PUC Minas; pós-graduado em Supervisão e Orientação Escolar pela UEMG e pós-graduado em História do Brasil pelo UNI-BH.

Taís Tomaz

Taís Tomaz

Coordenadora Pedagógica do Programa CriAtiv

Graduada em Pedagogia e pós-graduada pela PUC Minas em Orientação e Gestão Educacional. Especializada em Metodologia de Ensino pela UEMG; professora, analista de série e supervisora do Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho durante 37 anos; Fundou a empresa TOT Inovações Educacionais.

Paulo Andrade

Paulo Andrade

Consultor Pedagógico do Programa CriAtiv

Doutorando em Educação pela USP; mestre em Educação pela UFMG; pesquisador do Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP; consultor pedagógico da Rede Lius; professor da PUC Minas; presidente do Instituto iungo; autor de livros e materiais pedagógicos.

Ulisses Araujo

Ulisses Araujo

Consultor Pedagógico do Programa CriAtiv

Professor Titular Sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), é presidente da PANPBL – Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies; e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2009. Na Universidade de São Paulo é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. 

Dúvidas Frequentes - FAQ

Reunimos aqui as principais respostas de dúvidas que podem surgir sobre a nossa Rede.

É um programa arrojado, ousado, que busca caminhos inovadores para redesenhar os processos de ensino/aprendizagem com o propósito de promover uma educação que prepare de fato as atuais e futuras gerações para a sociedade do século XXI e almeja o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da resolução de problemas relevantes de média e alta complexidade, de valores éticos e de competências colaborativas, comunicação e autoconhecimento. São desenvolvidas novas competências que preparam os participantes para a vida, para o campo do trabalho e dos negócios, com uma visão ampliada.

Baseia-se nas atitudes éticas, posicionamento diante dos PROBLEMAS e práticas transformadoras da vida e do mundo. Importante destacar o papel do programa de ir além da promoção de aprendizagem de conteúdos histórica e socialmente construídos, garantindo a experimentação de situações em que crianças e adolescentes são desafiados a agir, de modo ético, para contribuir efetivamente com mudanças em suas próprias vidas, em seus contextos imediatos e na sociedade de modo amplo.

A condução de todos os trabalhos tem como referência a utilização das METODOLOGIAS ATIVAS: aprendizagem baseada em problemas e por projetos, aprendizagem colaborativa, Design Thinking e Cultura Maker.

Os estudantes identificam problemas reais na cidade, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e outros temas relevantes para a humanidade. A partir daí, desenvolvem projetos, prototipando soluções concretas.

Aqui, quase tudo se constrói nas interações entre alunos, mediadores de aprendizagem e a cidade. Os projetos são coletivos. Mais complexos, mais “mundo real”!

Além disso, o programa oferece um ambiente convidativo e adequado para uma EDUCAÇÃO INOVADORA, tais como: paredes com pinturas especiais, “varal de ideias”, puffs, laboratório, mesas e carteiras móveis para trabalhos colaborativos, materiais e recursos pedagógicos de alto padrão.

Márcio Horta [CEO Rede Lius Agostinianos]

Paulo Vidal [Diretor Pedagógico Rede Lius Agostinianos]

Paulo Andrade [Consultor Pedagógico do CriAtiv]

Taís Oliveira [Coordenadora Pedagógica do CriAtiv]

Ulisses Araujo [Consultor Pedagógico do CriAtiv]

O Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, publicado em 1996, marcou o início de um conjunto de esforços pela reinvenção e ressignificação da educação, visando atender aos anseios e necessidades de uma sociedade inclusiva, ética, colaborativa, democrática, complexa e que amplia o acesso ao conhecimento. Além disso, é um programa que proporciona ao estudante desenvolver habilidades e competências que irão ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Além das áreas de conhecimento trabalhadas pelo programa (STEM, empreendedorismo, linguagens e artes e mídias), o estudante pode utilizar o serviço de Personal Studies.

As aulas acontecem presencialmente na Casa Rede Lius, localizada no bairro Cidade Jardim, duas vezes por semana: segunda e quarta, ou terça e quinta, nos turnos da manhã ou tarde. O horário das aulas pela manhã é de 8h20 às 11h20, e à tarde de 14h às 17h.

Além das áreas de STEM, Empreendedorismo, Artes e Mídias e Linguagens (Inglês), oferecemos também o Personal Studies, que proporciona um acompanhamento de estudos personalizado do para casa. O Personal Studies é realizado das 7h30 às 8h20 no turno da manhã, e das 17h às 17h50 no turno da tarde.

O curso acontece por semestre. O estudante pode cursar quantos semestres desejar, desde que esteja dentro da faixa etária do programa (4º ao 9º ano). Para que receba o certificado, é necessário que complete quatro semestres (dois anos) do curso. A cada semestre, os estudantes trabalham na solução de problemas diferentes. É como se, a cada seis meses, ele desse uma volta em um espiral, concluindo uma etapa do curso.

Somos uma marca que carrega o nome Santo Agostinho e nasce para iluminar ainda mais os caminhos da educação. Acreditamos em uma educação humana e em um modelo no qual o educando é o protagonista.

Clique aqui e conheça mais sobre a Rede Lius Agostinianos.

Sim. O CriAtiv tem um certificado da Rede Lius Agostinianos para quem completar os quatro semestres (dois anos) do curso livre.

Para efeito de certificação do programa, cada semestre é uma unidade independente, com carga horária de 160 horas. Ao final de um ano acadêmico, os concluintes terão direito a uma certificação de 320 horas.

Uma certificação especial será fornecida para os concluintes de quatro semestres acadêmicos, que receberão, além da certificação de 720 horas, um reconhecimento pelos projetos desenvolvidos.

Esse reconhecimento inclui a concessão de um Certificado de Excelência Acadêmica e a possibilidade de produzir um Portfólio Acadêmico de Excelência pela Rede Lius.

Sim. O programa oferece descontos para alunos e irmãos de alunos do Colégio Santo Agostinho – Unidades Belo Horizonte (Santo Agostinho e Gutierrez), Nova Lima e Contagem. Os descontos não são cumulativos. Confira os percentuais abaixo:
. Desconto para irmãos de alunos: 10% de desconto na segunda matrícula.
. Desconto para alunos do Colégio Santo Agostinho: 5% de desconto.

Ao final do semestre ocorre uma apresentação do projeto/protótipo desenvolvido ao longo dos meses para uma banca avaliadora. A banca pode sugerir que o projeto tem potencial para ser levado ao mercado. Se os estudantes desejarem seguir a sugestão da banca, deverão realizar algumas etapas para viabilizar o projeto comercialmente, como: fazer a viabilidade financeira, projetar faturamento, rentabilidade, custos, entre outros.

 

CLIQUE AQUI e preencha o formulário de matrícula.