Ampliaremos a consciência de mundo dos nossos educandos, familiares, colaboradores, parceiros e amigos por meio de conteúdos e práticas orientadas pela Ecologia Integral e formaremos líderes influentes em nossa sociedade para assegurar a preservação da nossa Casa Comum.
A Materialidade reflete os temas mais relevantes e de maior interesse para a organização e suas partes interessadas, abordando uma visão equilibrada entre as dimensões econômica, social e ambiental contemplando os principais impactos relacionados ao setor da educação. Essas temáticas afetam a capacidade de geração de valor institucional e o relacionamento com toda a comunidade escolar. Além de ser uma ferramenta importante para a priorização de ações e integração das práticas de sustentabilidade à estratégia e gestão da organização.
Nossa Escola promove a integração entre ambiente urbano e biodiversidade. Com 260 mil m² de área de preservação e 7,33,17 hectares de Reserva Legal, o Centro Agostiniano em Ecologia Integral – ilAli oferece experiências educacionais ao ar livre. Em 2024, doamos mais de 180 mudas de árvores para a comunidade e mantivemos um berçário com 387 mudas em crescimento
As unidades do Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, Contagem, Gutierrez e Nova Lima, além da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), no Barreiro, e do Centro de Ecologia Integral (ilAli), possuem o certificado da Cemig SIM REC, que garante que toda a energia que abastece as nossas unidades é proveniente de energias limpas e renováveis.
Em 2024, a Rede Lius ampliou os grupos de materiais coletados em relação a 2023, incluindo resíduos de demolição e construção e de serviços de saúde. Também teve início o processo de sistematização do recolhimento de uniformes, meias e instrumentos de escrita. Todos os dados são monitorados em uma plataforma interativa online, com indicadores de todos os tipos de resíduos e percentual em relação ao total destinado ao aterro.
O propósito da Rede Lius é transformar vidas a partir de uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Transformar vidas, no entanto, não é um ato isolado. É um processo que se concretiza na relação com o outro, com a comunidade e com o planeta. O compromisso é formar sujeitos capazes de fazer escolhas conscientes, comprometidos com a construção de seu projeto de vida e de uma sociedade verdadeiramente humanitária.
Nossos Programas de Ensino vinculam o currículo escolar com a Agenda 2030 da ONU a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Recorrência dos ODS nos Programas de Ensino
As atividades das Unidades Socioeducacionais visam à garantia de direitos, ao exercício da cidadania, à formação integral e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, evidenciando a pastoralidade como uma missão contínua dos Agostinianos.
A cada 5 estudantes do Colégio Santo Agostinho,
1 bolsista é mantido gratuitamente nas Unidades Socioeducacionais.
Bolsistas beneficiados na Educação Básica, correspondendo a mais de R$ 24 milhões de investimento.
Pessoas atendidas por Bolsas de Assistência Social, o que corresponde a mais de R$ 1,4 milhão de investimento.
O relacionamento com fornecedores é pautado pela responsabilidade social, ambiental e pelas práticas de governança. Toda a cadeia de fornecedores tem conhecimento do Código de Conduta, ferramenta indispensável para a gestão de conflitos de interesse.
39% de produtos e serviços adquiridos de fornecedores locais em 2024.
O Aldeia que Educa é um programa do Colégio Santo Agostinho com foco na abertura ao diálogo e reforço dos laços entre a escola e a família, colaboradores e estudantes. Construímos assim uma aldeia aberta à escuta, disposta a se expressar, opinar, falar com verdade, se posicionar e representar os interesses coletivos. O Programa abraça os seguintes projetos:
• Artesão da Paz
• Roda de Conversa
• Aldeia em Ação
312
Acionamentos recebidos e finalizados.
Mais de 11 mil pessoas participaram de 84 atividades.
215 22
participantes encontros
O Voluntariado Agostiniano é alicerçado em três pilares: interioridade, vida em comunidade e serviço à humanidade. Esses valores sustentam a fraternidade, a justiça social, a solidariedade e o cuidado com a vida em todas as suas formas.
Inspirado no carisma de Santo Agostinho, o programa conecta esses princípios aos eixos de educação, ecologia integral e territorialidade, promovendo iniciativas que impactam positivamente a sociedade, com profundo respeito à dignidade humana e compromisso com a transformação social.
O Programa reafirma os valores essenciais de cidadania e solidariedade que se estendem por décadas na tradição agostiniana de promover impacto através da transformação social.
Compreender e valorizar quem caminha ao nosso lado é essencial para a educação que promovemos. Nossos colaboradores são protagonistas no fomento de uma cultura que abre o caminho para práticas sustentáveis e humanizadoras.
217 formações.
1.280 participantes.
716 horas de treinamento.
Em 2024, a Instituição superou sua meta de EBITDA, reflexo da eficiência na gestão de custos e despesas. O crescimento do alunado foi impulsionado por estratégias de expansão planejadas e a estrutura organizacional vem sendo otimizada para garantir sustentabilidade financeira a longo prazo.