Ampliaremos a consciência de mundo dos nossos educandos, familiares, colaboradoes, parceiros e amigos por meio de conteúdos e práticas orientadas pela Ecologia Integral e formaremos líderes influentes em nossa sociedade para assegurar a preservação da nossa Casa Comum.
A Materialidade reflete os temas mais relevantes e de maior interesse para a organização e suas partes interessadas, abordando uma visão equilibrada entre as dimensões econômica, social e ambiental contemplando os principais impactos relacionados ao setor da educação. Essas temáticas afetam a capacidade de geração de valor institucional e o relacionamento com toda a comunidade escolar. Além de ser uma ferramenta importante para a priorização de ações e integração das práticas de sustentabilidade à estratégia e gestão da organização.
Nossa escola promove a integração entre ambiente urbano e biodiversidade. Com 260 mil m² de área de preservação e 7,33,17 hectares de Reserva Legal, o Centro Agostiniano em Ecologia Integral – ilAli oferece experiências educacionais ao ar livre. Em 2023, plantamos 238 mudas de árvores em áreas urbanas e mantivemos um berçário com 620 mudas em crescimento.
Em parceria exclusiva com a Cemig, ingressamos no Mercado Livre de Energia, promovendo o uso de energia renovável em três unidades do Colégio Santo Agostinho: Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima.
Nossas Unidades são certificadas pela Cemig REC, garantindo a origem sustentável da energia consumida. Mantemos parceria com a SouVagalume para gerar energia solar em outras unidades, buscando promover a sustentabilidade e redução de custos nas tarifas.
Em 2023, implementamos um plano de gestão de resíduos em nossas Unidades, visando atingir a meta de Aterro Zero até 2030. Por meio da tecnologia, monitoramos os resíduos gerados e seus impactos. Entre os indicadores estão: volume de resíduos desviados dos aterros, quantidade de emissões de carbono minimizadas e a porcentagem de resíduos recicláveis por tipos.
Nosso compromisso é liderar uma educação transformadora e inspiradora, ampliando a consciência de mundo de alunos, famílias, colaboradores e parceiros. Valorizamos a diversidade cultural e promovemos valores como empatia, diálogo e cooperação, capacitando os estudantes para tomar decisões alinhadas com seu propósito de vida.
Nossos Programas de Ensino vinculam o currículo escolar com a Agenda 2030 da ONU a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Recorrência dos ODS nos Programas de Ensino
A Rede Lius Agostinianos mantém, com recursos próprios, três Escolas Sociais que atendem, juntas, aproximadamente, 1.900 pessoas por ano na Educação Básica e Assistência Social. As escolas atuam com famílias em situação de vulnerabilidade social.
O compromisso com as partes interessadas é essencial à prosperidade e ao desenvolvimento da Instituição. Ao abordarmos a relação com fornecedores, é pré-requisito evoluirmos em um relacionamento socioambiental responsável que respeite seus contratos, compromissos e estabeleça relações de parceria de excelência.
Quase 38% de produtos e serviços adquiridos de fornecedores locais em 2023
O Aldeia que Educa é um programa do Colégio Santo Agostinho com foco na abertura ao diálogo e reforço dos laços entre a escola e a família, colaboradores e estudantes. Construímos assim uma aldeia aberta à escuta, disposta a se expressar, opinar, falar com verdade, se posicionar e representar os interesses coletivos. O Programa abraça os seguintes projetos:
• Artesão da Paz
• Roda de Conversa
• Aldeia em Ação
313
Número total de acionamentos recebidos e finalizados
Cerca de 7000 pessoas envolvidas
Mais de 60 ações realizadas pelas Unidades com famílias e estudantes
330 43
participantes encontros
O Programa reafirma os valores essenciais de cidadania e solidariedade que se estendem por décadas na tradição agostiniana de promover impacto através da transformação social.
Compreender e valorizar quem caminha ao nosso lado é essencial para a educação que promovemos. Nossos colaboradores são protagonistas no fomento de uma cultura que abre o caminho para práticas sustentáveis e
humanizadoras.
974 horas de cursos, treinamento e formações
Em 192 encontros
Com 17 temas priorizados
867 funcionários treinados em temas relacionados à Saúde e Segurança
A gestão financeira da Rede Lius contempla um conjunto de processos que permitem à Instituição atuar com responsabilidade, compromisso, analisar e planejar suas atividades relacionadas à operação, sustentando o seu propósito com a educação e a sua atuação filantrópica.